sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dinheiro e Câmbio

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vim aqui falar de um negocio que havia prometido e que todo mundo tá me pedindo pra contar logo como funciona, que é o dinheiro e o câmbio do dólar e do euro.
Aqui, existem três valores de cotação para o euro e o dólar. São elas:
1. Câmbio oficial – é o câmbio mais baixo, pelo que entendi é o valor que se compra na casa de câmbio. 1 dólar equivale a 2.6 bolívares fuertes
2. O câmbio de venda, ou seja, se eu vou vender dólares na casa de câmbio eles me pagam o valor de 4.3 fuertes.
3. E o câmbio negro, nesse o valor do dólar pode ser de 6 a 8.5 bolívares

Caraaaca Daniel, mas por que um Venezuelano compra dólar no mercado negro já que é mais barato comprar pela cotação oficial?
O que acontece é que, o governo “controla” a venda de moeda estrangeira dentro do país, ou seja, pra um venezuelano que vai viajar pros EUA por exemplo comprar dólares, ele precisa preencher um questionário com várias perguntas solicitando desde pra onde vai e até quanto tempo vai passar lá, e depois eles dão uma autorização dizendo o quanto de dólares aquela pessoa pode comprar.
Além disso a um limite máximo anual por habitante, ou seja, se a pessoa precisar fazer duas viagens pro exterior e na primeira ela já bateu a cota anual, ela não pode mais comprar. E como fazer? Recorrer ao câmbio negro.
Eeeita, mas não é perigoso não, de fiscalizar pela quantidade de vezes que a pessoa viajou? A verdade é que não existe essa fiscalização, fiscalização nenhuma quanto às vezes que a pessoa viaja pro exterior nem a quanto de dólar que ela tinha, somente quanto aquilo que ele compra de moeda estrangeira.
A verdade é que a pessoa declara o que quer porque ninguém vai te revistar
Interessante né? Hehehe
Um abraço
Daniel Thomás

Um comentário:

~..~ Cau ~..~ disse...

creio que vc ainda vá descobrir muitas coisas interessantes aí....